terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Papo Sério: Atendente de telemarketing também sofre!



Episódio de Hoje:
Atendente de telemarketing também sofre!


Quem nunca recebeu uma ligação de uma empresa oferecendo produtos ou serviços, falando das mil e uma vantagens em adquirir tal produto ou assinar tal serviço? Tentando te empurrar a todo custo uma coisa que você não quer, uma coisa que você não precisa! Ou então ligou em uma central de atendimento e foi super mal atendido ou não teve seu problema solucionado? É chato, não é mesmo? Mas você já pensou como sofrem as pessoas que trabalham nessa área?

Hoje o papo sério resolveu trazer aqui a dura realidade de um atendente de telemarketing. Vamos falar um pouquinho do dia a dia da profissão, de quem tem que levar desaforo pra casa, aturar cliente chato, um salário de merda baixíssimo e péssimas condições de trabalho. Clique aqui e se compadeça da galera que com certaza, você vira e mexe, dá esporro seja lá por qual motivo for.




Telemarketing - O que é?

Telemarketing é toda e qualquer atividade desenvolvida através de sistemas de telefonia ou outras mídias para oferecer produtos ou serviços, sanar dúvidas, fornecer informações, prestar suporte ao usuário e blá blá blá. Isso todo mundo está cansado de saber.

Atendente receptivo

Esse profissional recebe as chamadas dos clientes, também são chamados de in bound (salto para dentro) que tem como princípio de atendimento “de fora para dentro”, ou seja, a ligação parte do cliente para a empresa. O atendente receptivo oferece ajuda e tem a função de esclarecer a dúvida que levou o cliente a entrar em contato com a empresa.

Atendente ativo

É o oposto do receptivo, chamado de out bound (salto para fora), pois tem como princípio de dentro para fora. A empresa faz contato com o seu futuro cliente tentando oferecer o serviço prestado pela firma, um bom exemplo desse profissional são os vendedores de consórcio que ligam até nossa casa para vender um plano, ou mesmo vendedores de assinaturas de revistas entre tantos outros.

Esse profissional tem como principal função esclarecer as dúvidas mais frequentes de seus clientes, seja o ativo ou o receptivo, é um profissional que merece todo nosso respeito e atenção.




Preconceito e condições de trabalho

O teleoperador ou teleatendente sofre muito preconceito por parte de nós, clientes/usuários dos serviços que as empresas para a qual eles trabalham nos oferecem. Muitas vezes torcemos o nariz para esses profissionais, por categorizarmos suas atividades como "fácil" pelo simples fato da função não exigir um nível de escolaridade ou experiências alto. O que parece que nos recusamos a ver é que esse tipo de atividade exige e muito desse profissional. Porque cá entre nós, aturar cliente chato é um porre, e ter que aturar isso sem perder a linha, desculpa, mas esse cara é meu herói. Tudo bem que na maioria dos casos em que você tem que recorrer a esse tipo de serviço você é mal atendido, geralmente não tem seu problema resolvido, ou é uma demora do cão pra ser atendido. Mas já parou pra pensar que a culpa não é de quem está te atendendo e sim das condições que lhes são dadas para atender ao cliente?

Muitas das vezes as condições de atendimento são tão ruins e a fila é tão grande, que eles são obrigados a atender a mais de um cliente de uma vez, com nomes diferente, problemas diferentes, medidas diferentes a serem tomadas em cada situação. Você já pensou como seria aturar três caras gritando na sua orelha querendo seus problemas resolvidos pra ontem e estar de mãos atadas? Pois é, geralmente esse profissional não tem acesso a nenhuma ferramenta para uma ação mais técnica para a resolução do problema do cliente, a única coisa que está ao seu alcance naquele momento é encaminhar o problema a quem tem o "poder" de resolver.

Ahhhhh, você nunca tinha pensado nisso não é mesmo? Pois agora é a hora!

Oportunidades

Querendo ou não, o telemarketing a área que mais dá oportunidade a quem quer conseguir o primeiro emprego ou para quem deseja se recolocar no mercado. Por ser uma área que não exige um nível técnico muito apurado e por também não exigir o mínimo de experiência, a maioria dos jovens hoje em dia iniciam suas vidas profissionais nesse segmento. 

No mercado há inúmeras vagas para quem deseja desenvolver essa função, seja ela na área de telefonia (móvel ou fixa), cobrança, vendas, suporte enfim, não importa o segmento da empresa, praticamente todas aderiram a esse tipo de serviços. Basta saber agora se você está disposto a enfrentar todas as adversidades dessa carreira.


E TENHAM MAIS PACIENCIA COM OS ATENDENTES DE TELEMARKETING


Bom galerinha, por hoje nós vamos ficando por aqui, mas semana que vem voltamos com mais um papo sério. Espero que vocês tenham gostado do post e agora vejam os atendentes com outros olhos (olhos de paciência, de preferência).





Se você é um profissional da área, não deixe de comentar. Diga aqui como é o seu dia a dia de trabalho, sua funções, e porque também não falar dos malas que têm que aturar? Conte aqui situações engraçadas que já passaram com clientes. 
Um grande beijo a todos vocês e não deixem de conferir o restante do blog. E se curtiram, compartilhe. Não deixe seu amigo de fora dessa!


Pratique o C4: Confira, Curta, Comente e Compartilhe!

 



0 comentários:

Postar um comentário

Pratique o C4: Confira, Curta, Comente e Compartilhe!!



Para adicionar um comentário selecione o perfil abaixo "Nome/url" e comente! Não precisa adicionar url se você não desejar. EVITE COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. Se não quiser colocar o SEU nome, coloque o nome que desejar e corra para o abraço! SEU LINDO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja mais no ocioso